O Programa

Programa

O SIMVIDA é um aplicativo gratuito para uso em celular Android e iOS, destinado ao registro de situações de ambientes de trabalho inseguro. Idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o SIMVIDA faz parte das ações do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho - TST.

Pra que serve?
O SIMVIDA visa criar na sociedade uma cultura de prevenção a acidentes de trabalho. É uma ferramentas simples, destinada a registrar situações que possam ensejar riscos no ambiente de trabalho, estimulando um novo olhar para ações preventivas de segurança, sendo esta uma responsabilidade de toda a sociedade.

Por que?
O Brasil é um dos recordistas mundiais em acidentes de trabalho. Estima-se que, por ano, 16 bilhões de reais são gastos com pagamentos de despesas médicas, pensões e indenizações acidentárias, que demandam milhares de ações judiciais, as quais podem ser evitadas através de ações preventivas, sendo o SIMVIDA um meio para tanto.
 
Como usar?
Para usar o SIMVIDA basta baixar o aplicativo em seu celular nas lojas do Google, em https://play.google.com, ou da Apple, em https://www.apple.com/br/itunes/. Além disso, o registro de ocorrência de risco também pode ser feito através de formulário web online no endereço http://simvida.trt8.jus.br/registro.

Quem pode usar?
Qualquer pessoa pode usar o aplicativo: trabalhadores, empregadores, órgãos públicos e sociedade civil. Afinal, todos somos responsáveis pela segurança no ambiente do trabalho. Ah, importante!  Você só se identifica se quiser, o sigilo do registro é garantido.

Onde eu posso usar?
De qualquer lugar! O SIMVIDA permite realizar o registro no momento ou após a ocorrência do fato, mesmo em locais sem conexão de internet. Quando o aplicativo identifica a existência de conexão, envia automaticamente o registro da ocorrência à base de dados do SIMVIDA.

E depois, o que acontece?
O registro é recebido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª  Região que, após análise, o encaminha ao órgão competente para que providencie as ações necessárias. Você pode acompanhar o trâmite de seu registro pelo número do protocolo que você recebeu no seu celular. No caso de registro feito através de formulário web online, o acompanhamento só será possível se o usuário informar um e-mail.

Políticas de Privacidade 
Ao acessar o SIMVIDA, o usuário expressa a sua livre aceitação quanto aos termos destas Políticas de Privacidade, autorizando a obtenção dos dados e informações aqui mencionados, bem como sua utilização para os fins abaixo especificados. Caso não esteja de acordo com tais diretivas, o usuário poderá descontinuar o seu acesso.
O tratamento das informações referentes aos usuários da solução atenderá às seguintes diretivas:
a) Durante a navegação, poderão ser coletadas as seguintes informações: características do dispositivo de acesso, do navegador, protocolo de internet com data, hora e origem, informações sobre cliques, geolocalização, e-mail e outros dados informados pelo usuário.
b) As informações serão recebidas, tratadas e armazenadas de forma segura e íntegra, em ambiente controlado e de segurança, mesmo após o término do registro da ocorrência.
c) As informações obtidas serão consideradas sigilosas e somente serão acessadas por pessoas autorizadas e capacitadas para lhes conferir o tratamento adequado.
d) O acesso do aplicativo às imagens armazenadas no celular e à câmera do celular é necessário, permitindo a captura e envio da fotografia para o registro da denúncia. A fotografia será encaminhada apenas aos órgãos parceiros competentes para constatação da veracidade da denúncia. A fotografia não será divulgada, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª  Região, no site do SIMVIDA ou em qualquer outro site.